quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O poder do "Y"

Porque ryca com "i" não tem glamour, né?
Quem aí não conhece alguém que tenha um "Y" mal colocado no nome? Geralmente, os pais inventam de colocar a letra em nomes de mulher, como Chandelly, Marcelly, Myrella mas até nomes mais triviais, como Bianca, podem ser descaracterizados. 

Eu nasci - e você, provavelmente, também, salvo o jairokka - sob a égide do Formulário Ortográfico de 1943, que baniu esta letra, além do K e W, da Língua Portuguesa, salvo casos especiais. Então, até mesmo nomes de personalidades históricas, como Ruy Barbosa, passaram a ter seus nomes alterados e, hoje, são conhecidos por seu nome adequado ao tal Formulário Ortográfico. Ruy, neste caso, virou Rui Barbosa, como qualquer busca por nome de rua/avenida/praça no Brasil - salvo raras exceções - demonstrará.

Mas não pense que isto impediu nossos criativos conterrâneos de continuar a usar as letras K, W e Y. Não, senhor. Levante a mão aí quem conhece um Washington (e variações - oh, God, why?), Wellington, Jennyfer (geralmente irmã de algum Jonathan - Oh, God! WHY?) etc.

Mas que tesão é esse que o brasileiro tem com o "Y"? Será que é algum resquício da obra de Jorge Amado, que, ao escrever "Tieta do Agreste" fez questão de dizer que sua heroína fazia amor com ipsilone simples e ipsilone duplo? Sério, confira aqui a explicação do próprio (spoiler: a explicação não explica nada). Acho que vamos precisar de uma ajuda da Cersei para entender o ipsilone. Alguém a chame aí, por obséquio!

Para alegria (ou alegrya) do nosso povo, o atual Acordo Ortográfico, datado de 1990 e que entrou em vigor a partir de 2009, restaurou a letra ao nosso alfabeto, e, se o povo já usava o "Y" indiscriminadamente, imagine na Copa agora!

Quem prestou atenção já percebeu que a volta do "Y" já começou a mudar a socyedade brasyleyra, que agora tem socyalites (tá com tempo e quer se myjar de ryr? Syga o lynk!). Até os memes já entraram na zoeyra, como o que abryu o post e estes aquy:


O certo mesmo era escrever Parys, né, gente?
Bom, pra ficar mais phyno que ysso e ostentar mais ryqueza, só quando eu comprar meu yPhone. Aý nynguém segura!

Com amor,

MalcryadoRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário